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Funil de Vendas só serve; para quem quer vender mais e melhor!




O funil de vendas realmente funciona?

Sim! Mas dá trabalho...

É muito interessante o discurso, de alguns profissionais que implementam esse novo processo nas empresas, de que é fácil mudar a mentalidade e os hábitos de toda uma equipe comercial.


Como todo processo de mudança, exige disciplina, treino e outras ações que suportam a mudança.


O Vendedor – esse profissional fascinante e que vive um desafio novo a cada dia – também tem uma característica comum: ele acredita que o jeito dele funciona e que não precisa de processo! Claro que existem os mais interessados em se desenvolver que estão abertos a tentar novos caminhos.


Existe também o “tirador de pedidos REX” que está em extinção nas empresas, mas ele ainda é encontrado em pequenas quantidades nas equipes comerciais com um "mindset" mais operacional.



Mas isso só serve para grandes empresas...


De jeito algum! É útil para todos os tipos e tamanhos de empresa.


Entender de forma clara como o seu “estoque” de clientes – e “prospects” – está e em quais estágios de negociação se encontram, é crucial para desenhar novas práticas – e táticas – para os dias e semanas que se aproximam.


Assessorei uma pequena empresa com 15 funcionários e uma demanda enorme por organização. Haviam vendedores funcionários e representantes comerciais atendendo os mesmos clientes, faltavam divisões territoriais, o gestor comercial literalmente caiu de paraquedas na área e nunca havia vendido nem o próprio carro dele a alguém.


Após algumas reuniões com os sócios, definimos ações e processos para reorganizarmos a área. Os resultados? Muito acima - até do que eu esperava...


Ao mesmo tempo, já vi empresas enormes com mega sistemas de CRM e nenhum avanço.


Só dá para fazer o Funil de Vendas com mega sistemas?


Não!


Temos grandes plataformas de CRM como o Salesforce, Bitrix24, Agendor entre outras que podem ajudar a organizar seu funil de vendas, além de manter organizados contatos e todas as interações com cada ator no processo de negociação. Algumas dessas ferramentas inclusive são pensadas para crescerem com a empresa, com opções gratuitas para poucos clientes até opções muito sofisticadas para milhares de clientes


Um processo bem estruturado depende única e exclusivamente de como você e a sua equipe, fazem a gestão das informações sobre cada contato comercial único em sua empresa, seja ele por meios eletrônicos (email, mensagens do site, interações em redes sociais, mensagens trocadas via WhatsApp), telefone ou pessoalmente.


Mas acreditem: com conhecimento, estratégia, organização e uma boa planilha como o Excel você pode resolver isso em sua empresa!



Então vou abrir o Google e desenhar o meu Funil de Vendas!


Sim, claro que pode fazer isso! Com disponibilidade de tempo, pessoas e aceitação dos erros é possível fazer quase tudo. Você tem tempo, pessoas e pode errar?


O grande desafio é que são possíveis inúmeros modelos, com poucas ou muitas etapas.


Qual a correta? Todas estão corretas? Todas estão erradas? Em Y? Qual a mais adequada ao meu negócio? As pessoas e as equipes vão usar e manter de forma correta?


Outro caminho é contratar profissionais que já executaram e implementaram essa metodologia, e que possam ajudar na definição da necessidade de ferramentas, processos e competências com assertividade no processo inicial, bem como a possibilidade de acompanhamento com métricas e indicadores consistentes e úteis.


Existem várias empresas e pessoas competentes que podem ajudar com isso, para que você não tenha que reinventar nenhuma roda ou gastar preciosos recursos tentando acertar o melhor caminho.


A Leren é uma delas, formada só por consultores seniores com expertise de mais de 20 anos na área comercial e desenvolvimento organizacional e sem qualquer apego por esta ou aquela ferramenta. Mas nosso principal diferencial é que nossa missão é colocar para funcionar a solução mais simples e econômica que traga resultados sólidos e maiores para você.


Ficou com alguma dúvida ou quer conversar sobre o assunto, deixe seus dados de contato para falarmos o mais breve possível.









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