top of page
Foto do escritorRafael P Fernandez

O Ambiente de trabalho, impacta o resultado das empresas?



Confesso, minha formação é de exatas e acredito que as empresas buscam primeiramente o retorno do investimento para seus proprietários ou acionistas.

Dito isso, talvez você se pergunte por que um “cara” desses escreve sobre a importância do ambiente de trabalho para o sucesso da empresa?

Talvez porque os elementos mais facilmente quantificáveis, parecem influenciar menos do que o ambiente de trabalho. As pesquisas mostram que o ambiente teve, tem e cada vez mais terá impacto no resultado das empresas, por alterar significativamente de forma positiva ou negativa os resultados das empresas.

Enquanto procuro dados mais detalhados sobre o Brasil, temos que países de alta significância como USA e China, tem estudos mostrando que um em cada cinco trabalhadores se prepara para renunciar no próximo ano. Dado que isso demanda muita energia e recursos das pessoas e das empresas, devemos olhar o que pode tornar o local de trabalho em ambiente onde as pessoas queiram permanecer.

Mas o que faz um ambiente ser especial?

A “Great Place to Work” fez uma pesquisa em 2020 com 10 milhões de funcionários em 100 países, encontrando que num lugar especial as pessoas:

1. são confiáveis, e confiam nas pessoas ao seu redor.

2. são respeitados pela pessoa para quem trabalham.

3. são tratados de forma justa.

4. Sentem-se emocional, psicológica e fisicamente seguros.

5. se preocupam com seus colegas, e se sentem cuidados por seus colegas.

6. estão orgulhosos de onde eles trabalham.

7. Sentem-se uma parte, e conectado a algo maior do que elas mesmas.

8. são impulsionados pelo propósito.

Não quero retirar da equação, fatores como salários, bônus e benefícios, mas o fato é que esses continuam como fatores higiênicos, e facilmente comparáveis entre empresas que competem por seus talentos.

Voltando ao parágrafo inicial, minha preocupação é que pessoas como eu, que tendem as ser muito pragmáticas, podem olhar os fatores acima como “perfumaria” e como comentei no último post até como infantilidade.

Mas é você o que acha, esses fatores são levados a sério nas empresas brasileiras, ou são detalhes para se preocupar depois dos resultados do trimestre?

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page