Muitas áreas lidam há décadas com a terceirização de trabalhadores... Mas a área de Marketing tem algumas características que fazem destes "terceiros" muito mais do que simples números.
Atividades mais terceirizadas na área
Algumas tarefas são usualmente terceirizadas nessa área: Trade Marketing e Relações Públicas.
Abaixo falaremos um pouco mais de cada uma delas...
Trade Marketing: muito mais que promotores
Grande parte do relacionamento com o trade é feito no dia-a-dia pelos promotores de Loja. Esses profissionais podem ser mais operacionais ou até técnicos especialistas naquele produto, ou segmento. Conheço equipes com milhares de prestadores de serviço, e também com apenas meia dúzia - mas com a mesma responsabilidade: manter a relação próxima e atualizada.
Grandes agências são contratadas para essa atividade, com supervisores e gestores de contas cuidando diuturnamente dos mínimos detalhes e reportando a um(a) profissional interna, em nível gerencial ou de coordenação/supervisão, que se reporta ao
Gerente/Diretor de Marketing.
RP: terceiro com acesso e voz
A não ser que seja uma empresa muito grande, esse(a) profissional fala em nome da empresa de acordo com discursos pré estabelecidos com os seus líderes. Em empresas maiores, faz a ponte entre os executivos e os veículos de comunicação.
Essa é uma atividade importante para a empresa, pois quanto mais estreitos tais relacionamentos melhor será a transmissão de informações importantes aos mercados consumidores - ou formadores de opinião.
E onde mais é possível encontrar terceiros no Marketing?
Em todas as posições. Não acredita?
O próprio gestor pode ser um consultor externo, responsável pelas estratégias e direcionamento mercadológico.
Pesquisas podem ser feitas por institutos.
Artes? Agências...
Brindes? Terceiros
Até a participação em feiras e eventos pode ser totalmente terceirizada.
No final, se uma empresa decidir reduzir a estrutura de ‘marketing’ drasticamente, poderá usar desse recurso para manter a "máquina" funcionando.
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