Budget e S&OP: a tríplice parceria entre Vendas, Marketing e a Fábrica!
Ok... Vamos devagar te explicar o que significam essas coisas aí em cima... e a relação de amor e ódio entre elas.
Budget:
Quando falamos de Budget de uma empresa, estamos falando de um conjunto de informações numéricas sobre como serão as vendas e resultados para um período – que normalmente é de um ano calendário. Exemplo, Budget de 2021 (janeiro a dezembro deste ano)
S&OP:
Essa sopa de letrinhas a seguir – S&OP – está em inglês e significa Sales & Operations Planning (trazendo para nossa língua tupiniquim: planejamento de Vendas e Operações). Usa o Budget como base de seu trabalho, embasando as áreas de compras e fabril quanto aos recursos necessários para que consigam atender aos clientes, com as quantidades e modelos de produtos previamente planejados.
Basicamente é entender como serão as vendas, planejar a compra de insumos e de recursos humanos e de equipamentos, em uma reunião antes deste período começar e mensalmente para acompanhamento.
Mas por que então você disse que existe uma relação de amor e ódio entre elas?
Imagine um carrinho de bebidas e petiscos de praia.
· Se logo cedo acabar o limão, e o dia estiver maravilhoso, seus clientes que pedirem uma caipirinha não poderão ser atendidos.
· Se comprou limão demais, poderá usar outro dia..., mas terá que empurrar um carrinho mais pesado a toa!
· Sozinho consegue atender poucas pessoas, mas se tiver um ajudante poderá atender mais clientes – e mais rápido e melhor.
Dessa forma, em uma empresa que utilize essas ferramentas, existes “atores” diferentes nestes processos e a relação entre eles nem sempre é amigável.
Visões diferentes para o mesmo fim...
A área Comercial tende a ver o negócio em números absolutos: Faturamento de Tantos milhões no Brasil, com margem bruta de 26,5%.
A área de Marketing – a qual normalmente lidera o processo de Budget – vai mais a fundo em detalhes por produtos, modelos, mesorregiões, entre outros.
Mas a área de Manufatura (ou de Compras em empresas somente de distribuição) precisa de um nível de assertividade alto para que não disponibilize os produtos em quantidades erradas:
· Menor quantidade de produtos de um modelo específico: perda de venda naquele mês.
· Maior quantidade de produtos: estoque maior do que gostariam...
No mundo ideal da logística, um mês perfeito seria aquele que começou com estoque zero, rodou 30 dias entregando produtos disponibilizados e fechou também com estoque zerado.
Aí que entra a parceria...
Empresas que atuam com este processo de forma estruturada e com suas lideranças de Vendas, Marketing e Manufatura (ou Compras) conseguem maximizar os resultados, reduzindo custos e maximizando resultados.
Uma equipe comercial focada em vender os itens planejados e disponibilizados, somados a equipe de Marketing sempre atenta a possíveis alterações no Budget (normalmente só readequações temporais) e certamente áreas fabris e de logística eficazes podem trazer resultados fantásticos para as empresas que entendam e saibam usar o S&OP adequadamente.
“Ah como eu gostaria de tornar minha empresa eficaz neste processo...”
Podemos lhe ajudar... É só nos chamar que a Leren possui expertise para orientar a implementação e/ou adequação deste processo, bem como treinar e capacitar seus colaboradores para que essa parceria gere frutos!
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