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A tríade de sucesso; vendas, marketing e produção; uma história de amor e ódio.

Budget e S&OP: a tríplice parceria entre Vendas, Marketing e a Fábrica!

Ok... Vamos devagar te explicar o que significam essas coisas aí em cima... e a relação de amor e ódio entre elas.


Budget:

Quando falamos de Budget de uma empresa, estamos falando de um conjunto de informações numéricas sobre como serão as vendas e resultados para um período – que normalmente é de um ano calendário. Exemplo, Budget de 2021 (janeiro a dezembro deste ano)


S&OP:

Essa sopa de letrinhas a seguir – S&OP – está em inglês e significa Sales & Operations Planning (trazendo para nossa língua tupiniquim: planejamento de Vendas e Operações). Usa o Budget como base de seu trabalho, embasando as áreas de compras e fabril quanto aos recursos necessários para que consigam atender aos clientes, com as quantidades e modelos de produtos previamente planejados.

Basicamente é entender como serão as vendas, planejar a compra de insumos e de recursos humanos e de equipamentos, em uma reunião antes deste período começar e mensalmente para acompanhamento.


Mas por que então você disse que existe uma relação de amor e ódio entre elas?

Imagine um carrinho de bebidas e petiscos de praia.

· Se logo cedo acabar o limão, e o dia estiver maravilhoso, seus clientes que pedirem uma caipirinha não poderão ser atendidos.

· Se comprou limão demais, poderá usar outro dia..., mas terá que empurrar um carrinho mais pesado a toa!

· Sozinho consegue atender poucas pessoas, mas se tiver um ajudante poderá atender mais clientes – e mais rápido e melhor.

Dessa forma, em uma empresa que utilize essas ferramentas, existes “atores” diferentes nestes processos e a relação entre eles nem sempre é amigável.


Visões diferentes para o mesmo fim...

A área Comercial tende a ver o negócio em números absolutos: Faturamento de Tantos milhões no Brasil, com margem bruta de 26,5%.

A área de Marketing – a qual normalmente lidera o processo de Budget – vai mais a fundo em detalhes por produtos, modelos, mesorregiões, entre outros.

Mas a área de Manufatura (ou de Compras em empresas somente de distribuição) precisa de um nível de assertividade alto para que não disponibilize os produtos em quantidades erradas:

· Menor quantidade de produtos de um modelo específico: perda de venda naquele mês.

· Maior quantidade de produtos: estoque maior do que gostariam...

No mundo ideal da logística, um mês perfeito seria aquele que começou com estoque zero, rodou 30 dias entregando produtos disponibilizados e fechou também com estoque zerado.


Aí que entra a parceria...

Empresas que atuam com este processo de forma estruturada e com suas lideranças de Vendas, Marketing e Manufatura (ou Compras) conseguem maximizar os resultados, reduzindo custos e maximizando resultados.

Uma equipe comercial focada em vender os itens planejados e disponibilizados, somados a equipe de Marketing sempre atenta a possíveis alterações no Budget (normalmente só readequações temporais) e certamente áreas fabris e de logística eficazes podem trazer resultados fantásticos para as empresas que entendam e saibam usar o S&OP adequadamente.



“Ah como eu gostaria de tornar minha empresa eficaz neste processo...”

Podemos lhe ajudar... É só nos chamar que a Leren possui expertise para orientar a implementação e/ou adequação deste processo, bem como treinar e capacitar seus colaboradores para que essa parceria gere frutos!

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