A equipe de Marketing: pessoas e cadeiras
Num passado distante, as grandes empresas possuíam andares totalmente dedicados ao time de Marketing. Mas o tempo e o Marketing Digital mudaram drasticamente essa realidade.
Quantidade vs Qualidade
Para mim, é muito claro que o maior fator gerador de resultado em uma empresa não é maquinário algum, mas sim as pessoas que nela trabalham. E o time de Marketing possui uma responsabilidade imensa na sua essência: ser aquele que orienta o caminho, desviando de obstáculos rumo a um destino melhor que a origem.
Para isso ocorrer, você concorda que essa equipe precise ter integrantes que conheçam bem a empresa e o mercado onde ela esteja inserido. Até aí parece óbvio... Mas hoje isso é só o começo.
Já falamos aqui no “blog” sobre Estratégia e da sua importância, mas sem execução ela é somente um monte de palavras num arquivo digital.
Aí entra a qualidade necessária dos profissionais desta área: poucos pela tendência atual, porém com conhecimentos e habilidades multidisciplinares altamente desenvolvidas.
Então devemos contratar uns publicitários e quem mais?
Na verdade, os profissionais de Marketing mais completos da atualidade possuem formações das mais distintas – de Administradores a Engenheiros de Alimentos – e o estereótipo antigo deixou de ser realidade.
Esses e essas profissionais são versáteis, conhecem muito bem ferramentas digitais das mais diversas (não, Photoshop não faz Marketing... Produz artes que usamos em ações de Marketing...) desde o mais evoluído CRM ao Excel nosso de cada dia.
E o mais importante: se relacionam com todos da empresa e do mercado. Isso sim, faz a diferença!
E como deveria ser a equipe de Marketing ideal para o meu negócio?
Bom... Cada caso é um caso.
Uma equipe bem desenhada, com posições estratégicas e operacionais bem pensadas, certamente poderá trazer segurança nas decisões.
Muitos altos executivos não possuem o conhecimento necessário para desenhar esses times completos e acreditam em contratar um único profissional e deixar que ele decida qual seria o tamanho desta equipe. Pode funcionar, claro... Mas pode também criar uma estrutura mais “inchada” do que deveria.
Tem dúvidas sobre isso? Fale conosco e certamente poderemos lhe ajudar com esse desenho.
Enfim, uma equipe eficaz de Marketing pode ter apenas um bom profissional, ou dezenas deles. Mas precisa sim, ter a paixão por essa arte presente nos seus integrantes, aliada a uma vontade de gerar resultados melhores a cada amanhecer.
Σχόλια