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O que é Desenvolvimento Organizacional (DO)?

Desenvolvimento Organizacional é um processo crítico e baseado em abordagem estruturadas que ajuda as organizações a conduzirem mudanças e alcançarem maior eficácia, desenvolvendo, melhorando e reforçando estratégias, estruturas e processos.


Existem alguns elementos nesta definição (adaptados de Cummings & Worley, 2009) que se destacam:

Processo crítico e baseado em ciência. DO é um processo baseado em evidências e estruturado. Não se trata de tentar algo e ver o que acontece. Trata-se de metodologias como entrada e criar um processo estruturado e controlado no qual as suposições são testadas. Por fim, trata-se de testar se os resultados refletem a intenção da intervenção.

Construir capacidade para mudar e alcançar maior eficácia. O desenvolvimento organizacional visa principalmente a eficácia organizacional. Portanto, tem uma série de resultados de negócios. Eles podem diferir entre organizações, mas geralmente incluem de forma única ou combinada desempenho financeiro, satisfação do cliente, engajamento de membros organizacionais, maior capacidade de adaptação e renovação da organização.

Desenvolver, melhorar e reforçar estratégias, estruturas e processos. O desenvolvimento organizacional se aplica as mudanças de estratégia, estruturas e/ou processos. Isso implica numa abordagem ampla e estruturada, onde nos concentramos em todo um sistema organizacional. Isso pode incluir a organização completa, um ou mais locais, ou um único departamento.


O mundo de hoje é caracterizado por Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (VUCA é o acrônimo em inglês para essas mesmas 4 palavras). Este mundo VUCA requer muita agilidade das organizações, e o desenvolvimento organizacional é uma das ferramentas mais poderosas para alcançar esse fim.

O desenvolvimento organizacional difere do desenvolvimento das pessoas na organização, pois como dito acima o DO se preocupa mais com o resultado de negócio da organização (ou partes dela) apesar de muitas vezes utilizar ferramentas comuns à área de educação corporativa.

O DO utiliza métricas diversas em função de cada caso para monitorar seus projetos ou processos. Quando orientadas a um dado projeto buscam acompanhar o sucesso de uma mudança específica e quando orientadas a processo, ajudam a gerenciar a capacidade ou necessidade da organização de mudar.

Essa abordagem metodológica e estruturada tem se beneficiado da alta disponibilidade de dados e sistemas de negócios.

Cabe ressaltar que uma área de DO pode ser alocada com o RH, com a área de TI, qualidade, marketing, inovação, diretamente com a direção da empresa e ser executada internamente, por empresa de terceirização ou pontualmente por consultorias dedicadas a isso. Indiferentemente de onde ela estiver deve ter a devida independência e suporte da direção para não que não se limite às ferramentas, objetivos e recursos específicos dessa área “mãe” permitido alavancar mudanças e transformações que tragam sucesso para toda a organização.

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