Mas o que é Estratégia?
Ao meu ver, é a forma de chegar ao objetivo definido. Simples né? Não, não é...
Para desenhar uma estratégia empresarial são necessários três componentes importantíssimos: experiência, dados e suor. Experiência dos que a desenham, em conjunto com as pessoas que mais conhecimento e vivência possuem sobre o mercado de atuação da empresa. Todos os dados possíveis sobre o mercado, o negócio e suas especificidades e sobre todos os “atores” que participam dele (concorrentes, canais de distribuição, dados tributários, distância dos maiores centros consumidores, entre tantas outras possibilidades)... Ah, e não menos importante: o suor desse time durante o desenho – e depois para fazê-lo acontecer!
Para que serve afinal?
Muitos acham que a tal Estratégia é uma prática somente das grandes empresas, ou das forças armadas e na política! Nada disso...
Sabe aquele ambulante que num dia chuvoso te oferece um guarda-chuva na saída do metrô? O vendedor de água geladinha na saída daquele parque lotado no sábado de sol? Eles sabem o que querem como resultado, e desenharam a forma de conseguir!
Qual a validade de uma Estratégia?
Isso depende muito de como ela foi desenhada... e do mercado onde a empresa está inserido!
Certamente ela não é eterna... Em mercados mais “efervescentes” esse prazo de validade será curtíssimo... Em outros, o “destino” deve estar claro e em quanto tempo a empresa deseja alcançá-lo!
Gosto bastante de pensar os próximos 5 anos... com ações, revisões e resultados a cada ano. Porém os líderes da estratégia da empresa precisam acompanhar mensalmente se o “rumo” está sendo mantido...
Quais pessoas deveriam conhecer a Estratégia da empresa?
As linhas gerais da estratégia da empresa deveriam ser conhecidas por todos os colaboradores, para que possam em conjunto ajudarem a busca pelo resultado esperado. Quando a comunicação interna sobre os desafios flui naturalmente, essa comunidade se sente parte importante do processo de geração de resultados.
Completa, com detalhes: somente os líderes com poderes suficientes devem ter acesso.
Estratégia é uma necessidade... deveria estar na base da pirâmide de Maslow de uma empresa se ela fosse uma pessoa... De nada adianta um motor monstruosamente potente, se o sistema de direção for o guidão de uma bicicleta.
Bons negócios!
Comentarios